sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FINALMENTE A LEI DA FICHA LIMPA CHEGOU PARA SUJAR A FICHA DE MUITA GENTE


(Adamastor Chaves)

O Ministro Fux frustrou muitos brasileiros, ou quase a totalidade, quando desempatou e não validou a Lei da Ficha Limpa para a eleição de governador. Naquela oportunidade eu, por exemplo, fiquei meio desacreditado na Justiça e perguntando aos meus botões:  “Como é que pode um homem, que entrara naquele momento fazendo parte do STF, sendo, talvez, a primeira decisão sua na Corte,  e dá um parecer contrariando mais de 90% dos brasileiros. Fiquei com a “mosca na orelha”.

Eis que novamente a Lei Ficha Limpa vem a tona e entra para julgamento sua validade nas eleições deste ano (2012). A priori fiquei sem entender, visto que esta mesma Lei já tinha sido julgada sua constitucionalidade, embora prevista para entrar em vigor na eleição seguinte. Como todo brasileiro, esperei para ver o desfecho. E fiquei surpreso, logo de início, com o mesmo Ministro Fux se posicionando favorável a validação da Lei já para 2012. Pensei que fosse novamente frustrar muita gente.

Agora está aí. A Lei da Ficha Limpa é Constitucional e entra em vigor já nas eleições deste ano (2012). Essa decisão deu uma guinada nas pretensões de muitos “fichas sujas” que pretendiam retornar a mídia política como candidatos a prefeitos ou vereadores. E, pelo que entendi, até quem está na “boa” ocupando cargo eletivo pode perder a “boquinha”. Hoje, um dia depois da decisão do STF, tem muita gente arrependido.

Como brasileiro, eleitor, a Lei da Ficha Limpa demorou. Há muito tempo já deveria estar em vigor. Perdemos muitos milhões de reais antes dessa Lei. Os aproveitadores de ontem continuavam de plantão, e torcendo, para que nenhuma Lei visse interromper suas atividades escrupulosas. Ela chegou, e chegou forte, determinando prioridades para que o Brasil volte a ter nos seus quadros políticos, e gestores, homens que sejam respeitados e sem nenhuma sujeira no tapete.