quarta-feira, 15 de maio de 2013

Chuva em Sossego


CHOVEU 4.2 MILÍMETROS EM SOSSEGO

Na madrugada de quarta-feira, 15, caiu 4.2 milímetros de chuva na cidade de Sossego. Até o momento, acumulado em cinco meses, foram 162.1 milímetros, média de 32.4 mês, contra 19.9 no mesmo período de 2012. Os agricultores estão preocupados com a falta de chuva achando que podem perder todo plantio se as precipitações não forem suficientes para a agricultura. "Realmente é motivo de preocupação. Acreditamos nas primeiras chuvas, plantamos na esperança de uma boa safra. O ciclo chuvoso está passando e isso nos traz intranquilidade", disse o agricultor Lourival Nogueira de Oliveira (Nam).


O prefeito Carlinhos também se mostra preocupado com a escassez de chuvas, mesmo tendo até o momento razoável precipitação. "Estamos aguardando mais chuvas, embora sabendo que o ciclo chuvoso está passando. Tivemos o ano de 2012 muito fraco em chuvas. Nossos açudes ficaram praticamente secos, barreiros e barragens secaram completamente. Isso tudo prejudicou nossa agricultura, nosso rebanho em geral, além do problema de abastecimento d`água nas residências. É ter fé e esperar que volte a normalidade", disse o prefeito Carlinhos.

AQUISIÇÃO DA VACINA CONTRA FEBRE AFTOSA
TEM PRAZO DETERMINADO: 31 DE MAIO DE 2013

O escritório da EMATER de Sossego comunica aos criadores bovinos que o prazo para compra da vacina contra a Febre Aftosa nas farmácias credenciadas é até dia 31 de maio. "Quem não se cadastrou até o momento e só pode adquirir a vacina com autorização, pode comparecer a EMATER, na Prefeitura de Sossego, de 2a a 6a feira, das 8 às 12 horas, para receber a autorização", disse Humberto Melo, gerente da Emater Sossego. 


O criador credenciado pode comprar a vacina nas farmácias veterinárias de Campina Grande, Barra de Santa Rosa, Soledade, Picuí e Cuité. Os autorizados pela Emater Sossego, também nas mesmas casas credenciadas, desde que apresentem credenciamento ou autorização. Humbertto Melo, gerente da Emater explica o porque da apresentação de credenciamento ou autorização.

"A obrigação de apresentar credenciamento ou autorização é para que seja evitada a venda paralela da vacina aftosa. O criador credenciado pode adquirir o produto em qualquer dessas farmácias credenciadas citadas acima. O preço  da vacina é o praticado no comércio afim, sem desconto  para criador credenciado. O produto está a venda até o dia 31 de maio", finalizou Humbrto Melo.

(Matéria publicada e postada por Adamastor Chaves)