segunda-feira, 16 de setembro de 2013

CUITÉ EC DECIDE VAGA COM ESTRELA VERMELHA

CUITÉ FEZ O DEVER DE CASA, FORA DE CASA


Mostrando que está na competição com seriedade e determinado à luta pelo titulo, a equipe do Cuité Esporte Clube, representante da cidade do mesmo nome na Copa Regional Seridó-Curimataú, não tomou conhecimento do Mangueirão de Cubati na fase “mata” classificatória para semifinal da competição e carimbou o passaporte com a vitória por 2 a 1, domingo à tarde, no “Biduzão”, em Sossego.

O jogo agradou plenamente pela determinação de cada equipe em chegar a vitória. Os primeiros minutos foram desnorteados haja vista as duas equipes estranharem a condição do campo. Gradativamente foram se adaptando e mostrando melhor futebol. Mesmo começando a partida dando demonstração de que estava disposto a desbancar o favorito Cuité EC, o Mangueirão foi surpreendido com um gol olímpico aos 2 minutos.

Melhor em campo, mas estruturado taticamente, o Mangueirão partiu pra cima do Cuité que foi obrigado a se prevenir no sistema defensivo para evitar gol. Mas, aos 3 minutos, numa cobrança de escanteio por Popye, a bola entrou no gol de Patrick de maneira olímpica. Mesmo assim o Mangueirão continuou com o mesmo padrão de jogo em busca do empate que veio acontecer aos 10 minutos através do meia Ninha.

O Cuité só veio acordar para o jogo após 20 minutos. Depois de melhor adaptado ao campo, tocando mais a bola e fazendo lançamentos para Diego, que começava a mostrar seu verdadeiro futebol. A pressão cuitéen-se fez com que o Mangueirão recuasse dando espaço para as principais jogadas dos comandados de Tatá. Numa dessas investidas, depois de troca de passes na entrada da área, Diego marcou o segundo gol aos 30 minutos

Na volta para a etapa complementar o mangueirão iniciou uma reação, mas parava no sistema defensivo do Cuité EC, além da improdutividade nos arremates ao gol de Alisson. O Cuité se aproveitou da instabilidade emocional dos mangueirenses o Cuité armou-se na defesa e insistiu nos contra-ataques. E assim foi todo o segundo tempo, inclusive desperdiçan-do inúmeras oportunidades.  Mangueirão escapou de histórica goleada.

Consciente, pré-determinado, bem estruturado taticamente e com razoável condicionamento físico, o Cuité EC “fez o seu dever de casa, fora de casa”. Em cumprimento ao Regulamento foi obrigado decidir uma vaga para a semifinal fora dos seus domínios, longe da sua torcida mesmo tendo feito melhor campanha que o adversário na fase classificatória, fato bastante comentado e criticado pelos experts em futebol na região.

Com a classificação garantida, e mesmo tendo feito melhor campanha que o próximo adversário o Estrela Vermelha de Frei Martinho, Cuité EC vai novamente decidir vaga fora de Cuité, longe de sua torcida, em campo neutro. Apenas um jogo decidirá quem vai para a decisão do título. Por toda esta semana a Coordenação da Copa vai definir o local, podendo ser em Picuí, reservando o estádio de Cuité para Veterano e Atlético.

Por ser uma partida decisiva em apenas um jogo, o que não agradou clubes e torcedores, o encontro entre Cuité EC e Mangueirão FC terminou de maneira desagradável disciplinarmente. Bom na parte técnica e exce-lente na disciplinar, o árbitro Walmir Souto expulsou, por prática de jogo violento, os atletas Jaguar e Miúdo, do Mangueirão, e Niédson, do Cuité que, curiosamente, nem tocou na bola  ao substituir o meia Paca.

DETALHES TÉCNICOS

Jogo: Cuité E.C 2 x 1 Mangueirão F.C/Cubati
Local: Estádio “Biduzão”, em Sossego
Competição: Copa Regional Seridó-Curimataú, quartas-de-final
Árbitro: Walmir Souto, de Pedra Lavrada com excelente atuação.
Assistentes: Geranilson Pereira e Cleodon Martins, ambos de Sossego.
Gols: Popai (1x0/3 min.), Ninha (1x1/10 min.) e Diego (2x1/30 min.)
Anormalidades: Jaguar e Miúdo (Mangueirão), Niédson (Cuité), expulsos
Times: CUITÉ EC (2) – Alisson., Popye, Randinho, Jailson e Guega (Pitoco)., Fabinho, Gleydson, Maciel e Paca (Niédson/Espulso)., Diego e Fofinhi, Técnico: Tatá. MANGUEIRÃO FC/CUBATI (1) – Patdrick., Fan, Pacha, Nanam e Léc (Jaguar)., Hélio (Ramon), Joan, Miúdo (Expulso), e Ninha (Girley)., Alan e Wanderlan.


(Matéria P/P Adamastor Chaves)