terça-feira, 16 de abril de 2013

O SONHO DE UM POVO CARENTE



FELICIDADE PARA MUITOS, TRISTEZA PARA POUQUISSIMOS

A chegada da água encanada na cidade de Sossego torna realidade um sonho de muitos anos. Para a maioria dos residentes um ato de felicidade, de certeza da sobrevivência e qualidade própria para consumo humano. Para uma minoria, mínima mesmo, tristeza porque deixará de lucrar pecuniariamente com a infelicidade dos outros.

Em 2009, quando do acesso de Carlinhos à Prefeitura de Sossego eleito pela vontade livre e independente do povo, uma frase oficial deixou estampado no rosto de cada sosseguense a esperança de um dia beber água procedente de Boqueirão, encanada e de boa qualidade. “Vou lutar junto ao Governo do Estado pela água encanada e asfalto na PB. 167”, disse Carlinhos.

Aplauso da maioria e um ar de desconfiança e incerteza da descrente minoria que, a partir daquele dia da posse, passou a ironizar os primeiros atos e projetos do Prefeito eleito. “Duvido. Se um dia chegar água encanada do Açude de Boqueirão na cidade de Sossego, sou capaz de comer mer..... em praça pública”, disse um influente comerciante.

Hoje, com a certeza da chegada do precioso líquido e em condições de uso pelo ser humano, o mesmo autor da frase acima deve estar arrependido, esquecido, envergonhado. Certamente pensando que o povo esqueceu da promessa. Espero que sim, pois será vergonhoso tal ato em praça pública na presença de seus amigos, parentes e conhecidos.

Mas deixemos pra lá. É problema de quem não acredita, não tem fé e procura tirar proveito da situação outrora preocupante para  uma comunidade cheia de esperança e credibilidade no seu gestor. A água vai chegar às torneiras das residências neste sábado, dia 20, e, na oportunidade, o descrente também verá o Governador assinar a Ordem de Serviço da Rodovia PB. 167.

O sonho, ou melhor, os dois sonhos, estão prestes de serem realizados. Primeiro a água, já em fase conclusiva, experimental, faltando apenas o Governador Ricardo Coutinho cortar a fita simbólica, beber um pouco da água e na sequência assinar a Ordem de Serviço para o início da construção da PB. 167, o segundo sonho. Para os descrentes tudo isso sábado, dia 20.

No próximo sábado a cidade de Sossego estará engalanada para receber a comitiva governamental. De uma só cajadada o Governador atingirá os descrentes de dois sonhos: água e estrada. As duas ações do governo entrarão para a história do Município. Quando todos estiverem bebendo água potável, encanada, e trafegando pelo asfalto da PB. 167, dirão: “Foi o Governador Ricardo Coutinho que presenteou o povo de Sossego a pedido do Prefeito Carlinhos”.

Matéria P/P Adamastor Chaves