segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

QUANDO A GARRA SUPLANTA A TÉCNICA





Já é do conhecimento geral que no esporte quando se aplica vontade e determinação geralmente a técnica é suplantada. O favoritismo cai diante daquele grupo que se aventura a prática esportiva com raça, respeitando o adversário, entendendo que pode suplantar a técnica. O Vila Nova mudou o rumo da história.

E foi o que eu vi na decisão do Torneio de Futsal Masculino realizado recentemente em Sossego sob a coordenação da Diretoria de Esporte e Lazer da Prefeitura. O Vila Nova, campeão, não tomou conhecimento do adversário e aplicou uma goleada jamais esperada pelos que estavam presentes no Ginásio “Sergimazão”.

A equipe do PSG, em sua maioria formada pelos melhores da "bola pesada" na região, caiu diante da garra aplicada pelos companheiros de Johnine, o atleta referência do Vila Nova. Sales, Fabinho, Reinaldo, Ozéas formaram um quarteto técnico de alta qualidade para o jogo decisivo. Mas, do outro lado estavam os vilanovenses que se uniram em prol de um título.

Nos primeiros minutos, embora o Vila Nova tenha chegado primeiro a abertura do placar, tudo dava a entender que os companheiros de Sales chegariam fácil a vitória, consequentemente ao título. Puro engano! O Vila encurralou o PSG não permitindo que a técnica tomasse conta do jogo e foi anulando as principais jogadas entre Sales e Reinaldo.

A partida ainda chegou a estar em igualdade no marcador mas, nem por isso, o Vila Nova não se encolheu, não deu espaço e não deixou-se abater. Foi a luta, uniu garra e determinação, e gradativamente conseguiu preocupar o adversário que, diante da voluntariedade vilanovense, foi obrigado a redobrar esforços, fato que minou a resistência física do PSG

Ao final, reconhecendo a superioridade do campeão Vila Nova, atletas do PSG justificavam não ter um elenco capaz de mudar o panorama da partida, obrigando a todos permanecerem na quadra mesmo esgotados fisicamente. Nesse momento a técnica não ajudou, curvando-se diante da raça, da determinação. O time não tinha suplentes e, obviamente, o cansaço prejudicou.

Valeu! O brilhantismo da competição não pode ser medido por uma virada de comportamento dentro da quadra. Nem sempre o favoritismo é referendado. Do outro lado, reconhecendo o poderio adversário, pode vir uma reação. E foi o que aconteceu. Modestamente, mas determinado, o Vila Nova levou a melhor e ao final do tempo regulamentar levantou a taça.

O êxito da festa esportiva foi coroado com os objetivos alcançados por quem teve a idéia de juntar o útil ao agradável – esporte com o social. Parabéns ao Vila Nova legítimo campeão, ao PSG vice-campeão, aos atletas inseridos na competição, ao público que prestigiou o Torneio e a diretoria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Sossego, Jefferson e Ricardo.

Terminada a competição e entrega de premiações, o prefeito Carlinhos, que prestigiou a rodada final, agradeceu o empenho da diretoria, dos atletas, a presença do público e coordenou a entrega de Cestas Básicas àqueles portadores de senhas recebidas na portaria do Ginásio. Foi um final feliz com congratulações de todos no Ginásio Poliesportivo “Sergimazão”.

(Matéria P/P Adamastor Chaves)